6 de outubro de 2011

As minhas Chopper´s

Há tempos que procurava uma bicicleta destas fora do comum que marcou as gerações de muitos nós dos anos 70 / 80.
Tive a sorte de ter encontrado não uma, mas sim duas chopper´s Órbita Crosse :)
Irão sofrer um restauro mantendo a originalidade total.
Há muito trabalho a fazer para ficarem impecáveis, mas o mais importante é estarem completas, originais e funcionais apesar dos seus 30 e tal anos, o que facilita o restauro.

Para já deixo umas fotos das duas binas com promessa de mais pormenores e desenvolvimentos.
Espero que gostem!

                                          Fevereiro de 1978


                                         Maio de 1975


16 comentários:

  1. Olá Miguel,

    Parabens pelo Blog e pelas Órbitas.

    Percebo que queiras manter a pintura tal como está...e o resto vais deixar enferrujado?

    Eu sou mais adepto de, caso existam autocolantes novos, recuperar as bicicletas. hà pessoal no forum a vender os autocolantes da Cross, só não há o do guarda corrente do modelo azul. Esse estou neste momento a desenhar em autocad para mandar imprimir porque é identico ao utilizado no guarda corrente da Órbita Alfa 1. Ainda vai demorar um bocado porque tenho outros para fazer mas se quiseres mando imprimir dois e envio-te à borla.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Lobo :) o restauro das Crosse ainda não avançou! Iniciei o restauro de uma miniginga e só mais tarde irei fazer algo nestas.
    Sim de facto havendo autocolantes novos, não faz sentido não pintar tudo de novo, tal como fiz na miniginga!
    Agradeço-te a boa vontade no autocolante do guarda corrente ;)

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Olá Miguel
    Já tive ocasião de ver as suas fotos das órbitas no portal dos clássicos, neste momento estou a acabar o restauro da minha, com a pintura toda nova com a cor igual á de origem e os guarda-lamas também tiveram de ser cromados,estando neste momento só á espera dos autocolantes, que já mandei fazer, vários meses de trabalho, muitas despesas, mas aquela bicicleta pertence-me desde 1977, marcou a minha adolescência e neste caso tenho que optar sempre pelo melhor...
    Assim que estiver pronta coloco aqui as fotos
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Eu ainda não tive oportunidade de restaurar as minhas, não têm a mesma historia que a sua mas foi um modelo que marcou também a minha geração.
      Fico a aguardar pela fotos do restauro da sua :)
      Abraço e boa continuação

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Olá Nuno,

      Não tenho interesse em vender porque não foi para esse fim que as comprei. No entanto tudo depende da oferta.

      Cumps

      Eliminar
  5. Bom dia,

    eu estou a terminar o restaura da minha orbita crosse. Ao contrario do que se defende por aqui, deixei tudo original a excepção da cor. Mas tudo e um gosto pessoal. No entanto, não sei como é que era a parte de tras do banco? Tinha o refletor vermelho? é que a bicicleta e mais velha do que eu e há pormenores que ja n tive hipotese de ver no seu original. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ana,

      Estas duas Crosse que comprei, ainda estão intactas...dei prioridade ao projeto da miniginga que está no topo da página.
      Inicialmente ponderei apenas aplicar verniz por cima da pintura original, mas depois de analisar bem vou ter mesmo que pintar de novo, talvez não vá manter as cores originais, ainda não sei!
      Em relação ao refletor vermelho é tal como está, apesar de uma delas ser mais velha que eu e a outra ter a mesma idade, sempre as vi com o tal refletor e todas as que vejo na net o têm.
      Se quiser manter a sua original, terá que arranjar um refletor :) Bom restauro e vá dando noticias ou umas fotos da sua, gostava de ver.
      Boas festas.


      Eliminar
  6. Olá gente de bom gosto.
    Comecei a aventura de restaurar a minha Orbita Ciclo Crosse. Uma oferta de meu pai quando fiz o exame da 4.ª classe. Já lá vão 37 aninhos. Será que alguém me consegue dizer onde posso conseguir os autocolantes respectivos (quadro e guarda corrente). Agradeço resposta para ajrcipriano@hotmail.com
    Boas festas
    A. Cipriano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cipriano,
      Boa sorte no restauro da Crosse, ainda para mais já com história o valor é sempre outro ;)
      Os autocolantes pode compra-los aqui http://forum.amigosdaspasteleiras.com/loja-tocolantesdabiclina/t1350/ são reporuduções com qualidade!
      Espero te-lo ajudado.
      Cumprimentos,
      Miguel Martins

      Eliminar
  7. Miguel camacho
    Ola. comprei uma orbita crosse para restaurar alguem sabe onde posso arranjar um seletor de velocidades e os guarda lamas para a minha orbita. gostava de colocar a bicicleta como nova e original pois foi a minha primeira bicicleta.
    agradeço resposta para l-m-camacho@hotmail.com

    Miguel camacho.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Miguel, ando à procura de um garfo 16" para uma Sirla Maxi Cross que comprei para restaurar e ficar com ela, mas tanto quanto sei e tenho conhecimento, os garfos da Órbita e Vilar, também servem; onde é que eu consigo arranjar um? Já agora, para todos aqueles que por aqui passem, se me puderem ajudar, agradeço ( carlos.caixadecorreio@gmail.com ). Bem haja a todos. Carlos

    ResponderEliminar
  9. Olá tenho uma orbita que deram ao meu filhote e vou mandar fazer o restauro e gostaria de ter acesso ao portal dos clássicos das orbitas para ver cores originais. Será possivel essa informação. Obg o meu mail é m.augustameira@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, já respondi para o seu email.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar